QUEM NASCEU PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA?

Uma das confusões mais frequentes ao senso comum é a ideia que o cidadão sustenta o Estado (a União) com seus impostos.
Façamos a seguinte experiência. Veja quanto dinheiro tem no seu bolso. Achou uma cédula de 20 reais? Parabéns. Veja o que está escrito nela. Vai achar “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil” .
Essa cédula está no seu bolso porque você a ganhou, com seu trabalho, de alguém. Que a recebeu de outro alguem, que recebeu de uma terceira pessoa, que recebeu do governo federal.
Na origem portanto foi um gasto do governo federal correto? Agora imagine a teoria de todas as tias do zap, algumas com diploma e assento na Globonews, que diz que se a União gastou então ela precisa pegar o mesmo valor de volta via imposto para não ter déficit.
Se isso tivesse ocorrido sabe quanto você teria no bolso? Zero reais. Isso mesmo. Sua conta bancária também estaria zerada.
Mas não fique chateado. Nada pessoal . O Luciano Hang tambem não teria um centavo no bolso. Nem no banco.
Você só tem vintão no bolso e o Papagaio da Havan alguns milhões no banco porque em algum momento a União os gastou e não pegou de volta via imposto.
O nome disso é déficit fiscal. Viu como não dói nada? O acúmulo de déficits chama-se divida pública. Ela grosso modo é igual à poupança privada. Não teria poupança privada sem déficit público e dívida pública.
O estado não gasta porque você paga imposto. Você é que paga imposto porque o Estado gastou e dessa forma você recebeu dindim.
Quanto ao ovo e à galinha eu não faço a menor ideia de quem nasceu primeiro